EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS
As cidades de
Campinas e Santos estão interligadas historicamente. Ambas foram muito
importantes para a economia cafeeira do país, o que gerou a implantação da
ferrovia São Paulo Railway, em 1867, e a modernização do porto de Santos, por
onde o café era escoado e chegavam os imigrantes. Neste semestre, os 9ºs anos
realizaram estudos do meio em ambas as localidades
O
estudo ao centro histórico de Campinas proporcionou aos alunos a oportunidade
de visitar museus e conhecer seus acervos; o reconhecimento de lugares da
memória campineira; a reflexão sobre a necessidade de preservação do nosso patrimônio
histórico; a interação com cidadãos no espaço público; a ampliação das visões sobre
nossa cidade pela percepção de sua modernização e, por outro lado, de suas
contradições sociais.
Registros foram feitos pelos alunos a partir
de suas observações, dentre eles: o registro fotográfico de lugares
significativos do centro da cidade que propiciaram o desenvolvimento de
trabalhos posteriores, nas aulas de Fotografia, e a frotagem, desenvolvida com
a orientação da professora de Artes Visuais. A palavra “frotagem” vem do francês frotter, que
significa “esfregar”. Ela consiste em colocar uma folha de papel sobre uma
superfície que apresente um relevo ou uma textura e esfregar com o material
escolhido (carvão, lápis, giz de cera e outros), pressionando-o até que apareça
o relevo ou a textura. Além de artístico, esse procedimento também é usado por
paleontólogos para imprimir fósseis, pedras e outras superfícies. Os alunos selecionaram durante o
trajeto na cidade, pontos especiais que decidiram “trazer” para a escola,
impressos nestes grandes papeis. Em seguida, na sala de aula, escolheram
lugares de memória na Escola e, com o mesmo procedimento, imprimiram esses
espaços. A frotagem deu forma ao desejo de materializar e carregar consigo as
marcas da memória: a presença em um lugar que nos afeta.
Em
Santos, o estudo favoreceu o aprofundamento do estudo da economia cafeeira por
meio da visita guiada ao local onde funcionou a
Bolsa Oficial do Café (atual Museu dos Cafés do Brasil); o passeio de escuna
pela área portuária levou ao conhecimento de sua estrutura e movimentação de
cargas atualmente; a subida ao Monte Serrat proporcionou o entendimento do sistema
funicular e a visão panorâmica de Santos e região; o conhecimento do projeto de revitalização do
centro histórico de Santos levou ao estabelecimento
de comparação com o de Campinas.
Diversos
trabalhos, individuais e coletivos, foram realizados a partir dos estudos
realizados, dentre eles a confecção de maquetes sobre Santos e a produção de
vídeos coletivos. A exposição dos mesmos aos familiares, no dia 8 de junho, foi
um momento significativo no qual os alunos se colocaram como sujeitos ativos e
compartilharam conhecimentos e sensibilidades.
PROJETO INTERDISCIPLINAR
HISTÓRIA - Profª Fátima Faleiros Lopes
Profª Rita de Cássia R. de Souza
ARTES VISUAIS - Profª Ana Helena Grimaldi
FOTOGRAFIA - Profª Carolina Engler
9° ano A – Vídeo 1
9º ano A – Vídeo 2
9°ano A – Vídeo 3
9ºano A – Vídeo 4
9ºano A – Vídeo 5
9º ano B – Vídeo 1
9ºano B – Vídeo 2
9° ano B – Vídeo 3
9ano C – Vídeo 1
9ºano C – Vídeo 2
9ºano C – Vídeo 3
9ºano C – Vídeo 4
9ºano C – Vídeo 5
9ºano D – Vídeo 1
9º ano D – Vídeo 2
9º ano D – Vídeo 3
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